Vacinação

A vacinação é a principal defesa da sociedade humana contra a mortalidade infantil. Ela imuniza e protege as crianças, já desde o berço, contra uma série de doenças infecciosas.

Doenças essas que, no passado, nos furtavam muitas vidas infantis. Para se ter uma ideia do tamanho da ameaça que representavam, doenças como varíola, sarampo, meningite e difteria, há menos de 100 anos atrás, eram capazes de levar a óbito 50% dos infectados.

O Brasil é reconhecido como país com grande proficiência na descoberta e aplicação de imunizantes. Dessa forma, as doenças infecciosas que mais sofrimento provocavam no passado foram erradicadas.

Traduzindo em números presentes, a vacinação infantil possibilita ao país evitar de 3 a 5 milhões de mortes por ano.
Só para se ter uma ideia do que isso significa, a Covid-19, que acometeu crianças, adultos e, principalmente, idosos, provocou, desde o seu surgimento, no início de 2020, em torno de 700 mil óbitos.

O que é uma vacina?

A vacina é um imunizante desenvolvido em laboratório a partir do isolamento do agente infeccioso, que pode ser um vírus, bactéria ou protozoário.

A finalidade da vacina é estimular uma resposta do sistema imune do indivíduo. Espera-se que, a partir dessa resposta, os mecanismos de defesa sejam ativados.

Há dois tipos de moléculas empregadas na defesa do organismo contra os agressores: IgM e IgG.

As moléculas IgM são rapidamente produzidas quando ocorre a agressão e são as primeiras a interpelar e combater a infecção.

As moléculas IgG levam mais tempo para serem produzidas, mas são mais específicas e resistentes. Enquanto as moléculas IgM são eliminadas após o controle da infecção, IgG permanecem circulantes e vigilantes, mantendo o corpo imune contra nova agressão daquele tipo de patógeno.

As vacinas utilizam uma pequena amostra de material biológico do agente infeccioso para administrar no organismo das pessoas. Assim, elas provocam a resposta do sistema de defesa, tornando o indivíduo imune àquela doença.

Como é feita a vacinação infantil

De acordo com a instrução do Ministério da Saúde, toda criança deve ser submetida a um calendário de vacinação. O objetivo é torná-la imune a doenças infecciosas para as quais vacinas tenham sido desenvolvidas.

Confira o calendário

O papel da Clínica Jarovsky vai além da orientação

Seguir à risca o calendário de vacinação é uma forma amorosa de defendermos nossos filhos, não só evitando Seguir à risca o calendário de vacinação é uma forma amorosa de defendermos nossos filhos, não só evitando sofrimento, como, também, o risco de sequelas e morte.

Nesse aspecto, é importante a participação do pediatra, sempre orientando e cobrando os pais acerca do cumprimento do programa de imunização infantil.

Nossa proposta de cuidados com a saúde infantil inclui programa de vacinação.

O mesmo estabelecimento médico em que você leva seus filhos para as consultas e atendimentos médicos é, também, aquele onde ele pode receber vacinas.

O que esperamos com isso é, além de buscar excelência em cuidados com a saúde infantil, poder despertar uma sensação de confiança, segurança e tranquilidade nos pais.

Ao mesmo tempo, esperamos que as crianças se reconheçam no ambiente que estruturamos com exclusividade para elas. Um ambiente em que percebam que a sua saúde e bem-estar são a prioridade.

Compartilhe