Está em curso um movimento irreversível na medicina e, de um modo geral, na saúde. Dentro do qual a puericultura ocupa um papel com forte simbologia.
Esse movimento consiste na mudança de foco da medicina, fazendo uma transição para uma abordagem mais humanizada.
Nessa nova forma de enxergar os cuidados com a saúde, o foco se desloca da doença para o ser humano.
Não mais focamos em tratar doenças, mas pessoas, o que, naturalmente, leva à importância dos cuidados preventivos de saúde. Tratar doenças passa a ser um dos aspectos desses cuidados com o ser humano.
Outro ponto crucial desse movimento é a percepção sistêmica do indivíduo. O desempenho em todas as esferas das habilidades e atividades humanas está relacionado ao bom desenvolvimento, formação e cuidados com todos os mecanismos que caracterizam o indivíduo.
A importância dos cuidados com o desenvolvimento infantil e a puericultura
Isso implica, quando falamos de criança, que é o objeto de cuidados da puericultura, em reconhecer a importância do desenvolvimento de múltiplos aspectos.
Para a formação de um indivíduo saudável, capaz e feliz, é preciso que se cuide, desde os primeiros de vida, do seu desenvolvimento e da sua formação.
Fazem parte desse processo os aspectos físicos, neuropsicomotores, intelectuais, cognitivos, psicoemocionais, comunicacionais e sociais.
A infância é o período da vida em que a criança passa pelo seu ciclo mais poderoso de desenvolvimento. O que acontece, por exemplo, nos seus primeiros seis anos influirá de forma decisiva em sua vida.
O papel da puericultura é cuidar desse desenvolvimento. Isso inclui o monitoramento em cada fase do desenvolvimento infantil, o estímulo ao desenvolvimento das habilidades, a identificação de sinais de atraso, a investigação e o encaminhamento do tratamento.
A Clínica Jarovsky é uma clínica 100% voltada para o público infanto-juvenil. Ela conta com uma estrutura elaborada para atender e acompanhar crianças e adolescentes desde os primeiros dias de vida até o final da adolescência, assegurando todos os cuidados inerentes à puericultura.
De quais aspectos trata a puericultura?
Por ter como foco o desenvolvimento infantil, a puericultura tem uma abordagem muito abrangente, razão pela qual o trabalho a ser realizado com a criança e o adolescente requer uma abordagem transdisciplinar.
Basicamente, o pediatra é o principal responsável, sendo a figura encarregada de coordenar todas as ações.
Quanto aos aspectos de que trata a puericultura, podemos listar:
- A alimentação, desde o aleitamento materno, com foco em uma nutrição saudável, que contribua para o desenvolvimento do indivíduo e atue como medida preventiva de saúde;
- A higiene, no sentido de estimular e monitorar hábitos saudáveis como medida preventiva de saúde;
- A psicomotricidade, acompanhando e estimulando o desenvolvimento de habilidades relacionadas a equilíbrio, lateralidade, tonicidade, imagem corporal e outras;
- A cobertura vacinal, buscando assegurar a imunização da criança no tempo certo;
- A linguagem, no sentido de acompanhar como a criança desenvolve sua capacidade de comunicação;
- O desempenho escolar, monitorando o progresso da aprendizagem e identificando a existência e a natureza de qualquer desordem;
- O controle do peso, estimulando a atividade física e a alimentação equilibrada, prevenindo condições como obesidade, hipertensão e diabetes;
- A transição para a puberdade, no sentido de preparar o indivíduo para as transformações pelas quais passará o seu corpo e sua mente;
- O desenvolvimento intelectual, como fator primordial para a qualidade de vida do indivíduo na idade adulta.