Endocrinologia

A endocrinologia é uma especialização médica, que trata de aspectos relacionados às glândulas endócrinas.

Essas glândulas são as responsáveis por secretar os hormônios, que são moléculas responsáveis por regular uma grande quantidade de funções no corpo humano.

Sendo assim, o funcionamento do sistema endócrino deve ser percebido como fundamental à estabilidade da saúde humana.

Tanto mais importante é considerar tal aspecto na infância, quando o indivíduo está em constante desenvolvimento e processo de formação.

Para se ter uma ideia da importância do sistema endócrino, é ele quem controla e viabiliza o crescimento. Papel do hormônio GH, produzido pela hipófise, glândula localizada no cérebro. 

O GH, entre outras atribuições, estimula o crescimento dos ossos, oferecendo suporte para o aumento contínuo da estatura da criança.

Do que trata a endocrinologia?

Os hormônios têm papel destacado em diversas fases da vida, como a puberdade, a gravidez e a menopausa.

Quando o sistema endócrino deixa de funcionar satisfatoriamente, diversos processos fisiológicos podem ficar comprometidos.

Para dar um exemplo clássico, você deve saber que a diabetes mellitus é uma doença metabólica. Sua causa é a dificuldade do organismo de transferir a glicose para as células.

Tal função é exercida pela insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. Se há deficiência na produção desse hormônio, o metabolismo da glicose fica comprometido.

Esse é só um exemplo para mostrar a importância do sistema endócrino para o funcionamento do nosso corpo. Ele está, inclusive, relacionado à obesidade, que é considerado um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade.

A obesidade está diretamente relacionada à própria diabetes, a doenças cardiovasculares e outra série de problemas.

É importante salientar que a obesidade não está relacionada exclusivamente ao mau funcionamento do sistema endócrino.

No entanto, são os hormônios produzidos por esse sistema que controlam a saciedade e a fome. Quando ocorre um desequilíbrio em sua produção, pode acontecer um descompasso entre a sensação de fome e real necessidade de alimentos.

Além das desordens citadas, a endocrinologia tem papel importante no tratamento de males como a deficiência de vitamina D e a síndrome metabólica.

Papel da endocrinologia nos cuidados com a saúde infantil

A Clínica Jarovsky é um centro de cuidados com a saúde infantil, estendendo-se à adolescência.

Contamos com especialista em endocrinologia para acompanhar, dentro de uma equipe transdisciplinar, o desenvolvimento infantil.

Cabe a esse profissional direcionar seu conhecimento para identificar eventuais problemas no desenvolvimento infantil que estejam relacionados a alguma deficiência no equilíbrio hormonal.

O endocrinologista, com base em sintomas, suspeitas e evidências, atuará na investigação e tratamento de problemas como a deficiência na produção de GH, falhas na síntese de vitamina D, obesidade, síndrome metabólica e pré-diabetes.

Outro aspecto em que a atuação do endocrinologista é fundamental é o tratamento da puberdade precoce. Esse fenômeno está caracterizado quando o indivíduo começa a apresentar os sinais da puberdade com 8 anos (meninas) ou 9 anos (meninos).

Essa condição é provocada pelo aumento precoce dos hormônios sexuais no sangue. Isso leva ao aumento exagerado de estatura, desenvolvimento de pelos pubianos e outros sinais anormais para a idade.

É importante salientar que a puberdade precoce pode ser prevenida com o acompanhamento do endocrinologista.

Compartilhe