Consultas Médicas de Rotina

Consultas médicas de rotina são aquelas que fazemos periodicamente com a finalidade de monitorar nossa saúde.

Elas começam nos primeiros dias após o nascimento, na consulta com o pediatra, e se incorporam à nossa rotina durante toda nossa vida.

Portanto, uma rotina de consultas médicas também serve para organizar e dar racionalidade aos cuidados com a saúde.

No caso das crianças, cabe aos pais assumirem a responsabilidade por garantir que esses cuidados estejam em dia.

Para que servem as consultas médicas de rotina na infância?

Na infância essas consultas possuem características próprias.

Cabe ao pediatra nas consultas:

  • Cuidar do desenvolvimento físico, psicomotor e cognitivo da criança nas diversas fases da infância;
  • Orientar os pais sob condutas relacionadas à alimentação, higiene e outros aspectos que interfiram na saúde física e mental das crianças.
  • Em caso de sintomas, fazer a primeira consulta ao seu paciente e, caso necessário, indicar o tratamento e/ou fazer o devido encaminhamento;
  • Indicar a realização de exames médicos laboratoriais e de imagem para investigar suspeitas de alguma patologia;
  • Se necessário encaminhar o paciente a outros especialistas em caso de evidência de qualquer tipo de problema de saúde que exija tal providência.

Quais são as consultas de rotina com o pediatra?

O pediatra deve atender a criança já no início da vida, e é recomendável que o acompanhamento se dê até o final da adolescência, assim, o pediatra mantém sempre atualizado o histórico médico do paciente.

Além disso, presume-se que o contato continuado e a afinidade estabelecida sejam altamente benéficos. Também é possível presumir que a criança ou adolescente tenha mais liberdade e confiança para falar sobre o que sente com esse profissional.

A Clínica Jarovsky montou sua estrutura baseada nessa premissa. Estabelecemos um ambiente familiar e acolhedor, voltado para ser uma referência para o paciente e seus familiares.

Aqui, a criança ou adolescente recebe o devido acompanhamento médico e aprende a reconhecer esses cuidados como parte verdadeira de sua vida.

Compartilhe