A infectologia é uma das áreas mais importantes do conhecimento humano. Não fosse pelo desenvolvimento dessa disciplina médica, certamente a população humana seria hoje muito menor.
Como o nome sugere, o infectologista é aquele profissional responsável por pesquisar, investigar, diagnosticar e tratar doenças infecciosas.
No campo da pesquisa e desenvolvimento, ele participa da criação de vacinas que são responsáveis por imunizar as pessoas contra uma série de doenças causadas por vírus e bactérias.
No terreno da investigação, cabe ao infectologista estabelecer a relação entre agentes infecciosos e patologias de cuja responsabilidade são suspeitos. Assim como esse profissional busca entender os processos infecciosos, sobre como agem os patógenos no organismo e como reage o sistema imune.
Do ponto de vista do diagnóstico, cabe ao infectologista fazer a anamnese clínica em caso de suspeita de doença infecciosa. Bem como, encaminhar a realização de exames.
Papel da infectologia nos cuidados com a saúde infantil
A Clínica Jarovsky conta em sua estrutura com a especialidade Infectologia e com a Vacinação.
O indicador máximo da importância da infectologia para os cuidados com a saúde infantil são as vacinas.
A vacina é um mecanismo preventivo contra uma série de doenças infecciosas. Dentre elas a catapora, caxumba, coqueluche, difteria, meningite, poliomielite, sarampo e rubéola.
Negligenciar a vacinação é expor a criança a grandes riscos. Sobretudo porque a infância é o período em que o sistema imune ainda não está completamente consolidado.
Apesar disso, novas doenças infecciosas podem surgir. Portanto, isso requer constante atenção das autoridades de saúde e da comunidade de infectologia.
No cuidado infantil, o infectologista deve ser consultado sempre que a criança apresentar sintomas de alguma patologia infecciosa.
Ele fará a primeira consulta, avaliando os sintomas, solicitará exames, analisará os resultados e dará o diagnóstico.
Vale observar que a cura das doenças infecciosas depende da reação do organismo. A medicação e as condutas indicadas, como repouso e ingestão de determinados alimentos, têm a finalidade de controlar os sintomas, como febre, diarreia, náuseas, dores de cabeça, vômito, etc.
A outra forma de lidar com as doenças infecciosas são as vacinas, quando disponíveis. Os imunizantes, quando administrados, induzem resposta do sistema imune, que cria defesas contra aquele patógeno, protegendo o indivíduo.
Então, resumindo, o papel do infectologista nos cuidados com a saúde infantil é o de prevenir, diagnosticar e tratar as doenças infecciosas.
Cuidados para evitar doenças infecciosas em crianças
A vacinação imuniza a criança contra uma série de doenças infecciosas, mas não há vacina para todas elas.
Portanto, é importante que os pais estejam cientes das condutas preventivas, como ensinar as crianças a lavarem as mãos com sabão antes de tocar os alimentos e não compartilharem objetos pessoais, por causa das doenças transmissíveis.
O aleitamento materno é outra medida poderosa. O leite materno é um alimento poderoso, que ajuda a fortalecer o sistema imune.
Ainda no aspecto da alimentação, cuidar para que os alimentos sejam bem higienizados antes de consumidos e que a água oferecida aos menores seja potável são, entre outras, importantes medidas preventivas.