O acompanhamento do desenvolvimento das crianças do nascimento à adolescência é um desafio que envolve a família e os profissionais que com elas lidam.
Cabe ao pediatra, a partir da primeira consulta, ajudar os pais a cuidarem da saúde do bebê e dar suporte ao desenvolvimento, formação e crescimento da criança.
Esse profissional é o responsável por monitorar a saúde do bebê, assegurar que ele receba todas as vacinas e orientar os pais sobre os cuidados a serem observados para o seu bem-estar.
Esses cuidados devem, porém, se prolongar por todo o ciclo de desenvolvimento infantil.
Finalidade do acompanhamento do desenvolvimento infantil
As crianças, nos primeiros seis anos de vida, passam pelo mais acelerado e impressionante ciclo de desenvolvimento.
Esse período contribuirá decisivamente para a sua formação, o que interferirá na qualidade da sua vida adulta.
O acompanhamento médico é fundamental para monitorar as condições de saúde, que são fundamentais para que a criança se desenvolva plenamente.
Como é feito o acompanhamento do desenvolvimento
O acompanhamento do desenvolvimento da criança se inicia na primeira consulta com o pediatra.
A partir da primeira consulta, por meio da anamnese, o pediatra levantará as condições em que se deu o nascimento, qual foi o tipo de parto, o peso ao nascer e outras informações importantes para iniciar o acompanhamento pediátrico da criança.
Também será feito um exame físico, uma série de procedimentos nos quais será avaliada a saúde geral do bebê.
É com base nas respostas obtidas a partir desse primeiro levantamento que o médico estabelecerá uma rotina de cuidados e acompanhamento do paciente.
Até quando fazer o acompanhamento e com que frequência consultar o pediatra?
Esse acompanhamento deve se estender, de preferência, até os 18 anos, embora haja muita resistência dos adolescentes nesse sentido.
É preciso fazê-los compreender que o desenvolvimento de um ser humano vai até o início da idade adulta. Então, nada mais apropriado do que receber o acompanhamento do médico que vem cuidando de sua saúde desde o começo.
Afinal, o pediatra conhece bem suas condições de saúde. Além disso, é indicada a construção de um vínculo afetivo entre médico e paciente, que é fundamental para que se estabeleça uma relação de confiança.
A Clínica Jarovsky, com sua atuação há 30 anos, é uma clínica pediátrica, totalmente voltada para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, com profissionais e estrutura voltados à todas essas fases.